Criada no ano de 1889, a cidade surgiu a partir da fazenda Buritizinho. No local havia uma capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, que tornou-se sua padroeira. A localidade foi elevada à condição de vila e passou a se chamar Barras do Marataoan, em alusão ao rio que recebe os visitantes na sua entrada e por estar situada entre barras de rios e riachos. Quando foi elevada à categoria de cidade, a vila passou a se chamar apenas Barras.
Na programação as prováveis atrações que estão sendo agendadas: Furacão do Forró, Explosão do Som os cantores Bartor Galeno ou Reginaldo Rossi. A data será comemorada dia 24 de setembro.
O Prefeito Edílson Capote pretende Inaugurar varias obras e iniciar outras incluindo na agenda outras atividades durante a semana do aniversário de Barras.

sobrin onde fica essa tal de buritizinho? Era no Paquetá?
Barras está a cada dia se desenvolvendo mais. Somente quem não quer ver, que esta administração está fazendo a diferença. As principais secretarias estão trabalhando com transparência,dando mais liberdade para a população questionar e mostrando a solução para possíveis problemas.
Continue assim Edilson, trabalhando sem medo de errar.
PARABÉNS À NOSSA CIDADE!!! E O DESEJO É QUE TENHAMOS CADA VEZ MAIS DESENVOLVIMENTO E FELICIDADE PARA OS FILHOS DA TERRA!!!
Por que não se faz progrmação religiosa também? Tragam o Padre Reginaldo Manzotti, por exemplo.
Boa Tarde
Barras está crescendo muito e junto cresce também o número de veículos,portando está precisando urgentemente de sinais de trânsito nos locais mais perigosos. Que a prefeitura veja esse caso.
Rogério Morais