Home » Notícias » Barras é um dos maiores produtores de caju no Piauí.

Barras é um dos maiores produtores de caju no Piauí.

Veja a importância econômica e alimentar do caju para as famílias de nosso município. Nossa produção cresceu consideradamente após os programas de distribuição de mudas da planta desde que o barrense Dr. Manin Rego a época Presidente do EMATER-PI, consegui distribuir mais de 350.000 mil mudas em Barras e região.

Em Barras o ponto principal de compras é o comercial Pedro localizado na Av. Sâo José ao lado da loja Macavi, que em 2015 comprou mais de 180.000 kg de castanhas. A produção começa em agosto e se estende até novembro. E atualmente o preço do quilo da castanha de caju já está custando mais de R$: 3,00 em Barras.

427_0436

download

 o vinho de caju é diferente e gostoso, que o vinagre do caju é um tempero excelente, que o bagaço do caju é aproveitado para ração, que o doce do caju é feito de diversas maneiras, que o bife do caju substitui a carne de gado, de  frango e de peixe, que a casca da castanha contém propriedades para queimar em usinas e fogueiras, que os galhos do cajueiro são utilizados na fabricação de carvão vegetal A cachaça de caju (cajuzinha) é o aperitivo mais apreciado dos barrense.

427_0438

A castanha de caju é um dos alimentos mais saudáveis do mundo.

Infelizmente, poucos conhecem os inúmeros benefícios que ela oferece.

O litoral do Nordeste brasileiro, com seu clima tropical úmido, é um grande produtor deste extraordinário alimento.

O caju é riquíssimo em benefícios para a saúde, além de ser utilizado de diversas formas na culinária. Ele é fonte de como niacina (vitamina B3), fósforo, ferro e alguns tipos de gordura benéficos ao organismo. Também possui grande concentração de vitamina C, sendo que em cada 100 gramas de polpa contêm 219,3 miligramas da vitamina.

A castanha de caju é rica em vitaminas, fibra dietética solúvel, minerais e fitoquímicos que impedem muitas doenças, inclusive o câncer.

Ela é ótima fonte de vitaminas do complexo B, como B5, B6 e B11 e riboflavina.

caju1

427_0440

1ows6lk9tf_4aysfauqz5_file

 

A castanha de caju, que é considerada por muitas pessoas a melhor amêndoa da natureza, também tem ótimos valores nutricionais sendo rica em fibras, minerais (magnésio, ferro, potássio, selênio, cobre e zinco) e vitaminas (A, D, K, PP, E).

Todas essas vitaminas são essenciais para o metabolismo de gordura, proteína e hidratos de carbono em nível celular.

Além disso, a vitamina B6 é extremamente benéfica para a nossa saúde, pois auxilia o organismo a produzir anticorpos para combater doenças e infecções.

Depois, ajuda o sistema nervoso a liberar as quantidades certas de determinados hormônios relacionados ao sono e ao bem-estar.

CAJU-1

Ao mesmo tempo, ela participa de funções cotidianas ligados ao coração, diminuindo os níveis de homocisteina, que danifica o funcionamento das artérias e favorece o aparecimento de coágulo no sangue capazes de bloquear os vasos sanguíneos.

Apenas 100 gramas dessa castanha fornecem cerca de 30% da dose diária recomendada de B6.

Além disso, ela é rica em minerais essenciais.

Este nutriente milagroso regula o nosso humor, melhora o sono, ajuda as crianças a crescer e se desenvolver, equilibra o nosso comportamento e reduz significativamente o nível de estresse, ansiedade e depressão.

O triptofano tem provado ser muito eficaz como antidepressivo em muitos casos.

E um bom punhado de castanha de caju contém entre 1.000 e 2.000 mg de triptofano.

suco-de-caju-3


Sobrinho Sobrinho

1 Response para " Barras é um dos maiores produtores de caju no Piauí. "

  1. Josué Moraes disse:

    Olá! Muito bom e parabéns a Barra pela produção dessa maravilhosa semente.
    Gostaria muito do contato dos produtores, pois sou lojista de castanhas.

Deixe um comentário