Home » Barras » Conheça melhor a sua palma da Mão

Conheça melhor a sua palma da Mão

Na nossa palma da mão temos representação de todos os membros e órgãos. A figura acima é a parte frontal do seu corpo.

Cinco posições para usar em momentos difíceis

Cada posição age em um determinado estado de ânimo.

A cada dedo da mão corresponde a energia de um órgão vital e a sua respectiva emoção.

Segundo a medicina oriental, o polegar corresponde ao pulmão e as emoções de ansiedade e tristeza.

Ao dedo indicador corresponde o intestino grosso que no Yoga se relaciona com a angústia e ao clássico medo na altura do ventre.

dedo médio está relacionado ao fígado e ao pericárdio, membrana que reveste o coração e raiva e irritaçãosão as emoções correspondentes.

dedo anular está relacionado com o tórax e com o estômago, sede da saudade e melancolia.

dedo mínimo relaciona-se com o intestino delgado, representa o emocional e o corpo dos desejos.

img_MO

Tendinite - realizar esforço intenso ou repetitivo, como digitar durante horas, pode causar inflamações nos tendões e dores intensas. Para prevenir esse tipo de lesão basta pressionar os dedos da mão oposta bem no meio do antebraço, próximo ao cotovelo. Apertando o tendão, rotacione o braço de um lado para outro por 15 vezes. Realize o movimento por toda extensão do antebraço iniciando no cotovelo até o punho.

Intestino preso - deitar em uma superfície plana e colocar as mãos no abdômen, fazendo movimentos circulares no sentido horário. Depois, deixe as pontas dos pés voltadas para dentro, levante a perna esquerda o mais alto que puder e depois solte. Repita oito vezes. Não é necessário fazer o exercício com a perna direita porque o intestino é controlado pelo lado esquerdo do corpo.

 massagem-para-aliviar-as-dores-4-423

Cólicas - posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione levemente o local por 15 segundos.

Antiestresse - solte todo o ar do pulmão e respire enchendo, aproximadamente, 20% do diafragma. Em seguida, estufe o abdômen e solte o ar novamente. Repita 20 vezes e, se estiver deitada, mantenha os pés estendidos durante todo exercício.

Região lombar - deite sobre as mãos fechadas e role o corpo de um lado para o outro com cuidado. As mãos devem ser posicionadas sob o ponto dolorido da coluna. Ao invés das mãos, podem ser utilizadas duas bolinhas de tênis para fazer a massagem.

Dor de cabeça - pressione as têmporas com as pontas dos dedos e faça movimentos circulares.

Tensão no pescoço - coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e movimente-as na horizontal. Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las sobre a pele. Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical.

Pernas cansadas - flexione o pé e depois estique como se fosse pisar no acelerador de um carro. Ao mesmo tempo, vá apertando a panturrilha com as mãos e siga pelo do joelho até o calcanhar.

Entre os principais benefícios da Yoga-Massagem estão o realinhamento da postura, a melhora da respiração, a recuperação da flexibilidade da coluna e articulações e o bom funcionamento dos órgãos internos, que são aliviados com a drenagem de toxinas. O método é usado no tratamento contra a ansiedade, estresse, irritabilidade, insônia, problemas no sistema circulatório, digestório e muscular. O objetivo é equilibrar os níveis físico, emocional e energético.

saude-na-ponta-dos-dedos-aprenda-alguns-exercicios-simples-de-automassagem-e-previna-inumeros-males-4-485

“A técnica tem como base a ativação da respiração, circulação e energia vital, fortalecendo as respostas de cura do próprio corpo, prevenindo doenças. O toque profundo, a respiração, os alongamentos e trações vão abrindo progressivamente o corpo, dissolvendo as tensões musculares que impedem o fluxo harmonioso da nossa energia vital; vão reintegrando energia, por vezes contraídas por muitos anos, no nosso circuito livre de energia. Emoções contraídas no corpo, como dores, tristezas, ressentimentos vão sendo liberadas. Nos sentimos mais vitalizados, o corpo se fortalece, melhorando todo o seu funcionamento, trazendo mais tranquilidade, mais sensibilidade, mais conhecimento de si mesmo”, enumera Alba.

Segundo a terapeuta, através da prática, as mudanças que queremos fora começam dentro de nós mesmos.

 

img_MO

Reflexologia das mãos

Reflexologia das mãos é o método de aplicação de pressão através dos dedos e polegares nas áreas das mãos. Estas áreas se encontram em todas as partes das mãos e correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo. As mãos podem ser consideradas um espelho do corpo a mão direita reflete o lado direito do corpo, enquanto a mão esquerda reflete o lado esquerdo. A reflexologia é uma terapia simples, natural e não-invasiva, que estimula as forças internas de cura do corpo, trazendo bem estar físico, mental e emocional. Se a pessoa tiver determinado problema de saúde ou só estiver procurando um modo de aliviar a tensão e manter-se saudável, a reflexologia será de excelente valor terapêutico.

Aplicada corretamente, a reflexologia da mão é totalmente segura. Se um reflexo particular não for trabalhado demais, não haverá perigo de excessiva estimulação, o que pode causar demasiada eliminação e efeitos colaterais desagradáveis. A reflexologia pode ser usada por qualquer pessoa, de bebês a idosos.

anatomia_unha

0012

 

Ao longo da vida, muitas doenças costumam bater a nossa porta. Que tal escolher um caminho de mais vitalidade e equilíbrio? Percorrer uma trilha que nos livre da dor, do medo, da angústia? O mapa pode estar no nosso próprio corpo. Ele foi traçado pelos chineses há 5 mil anos. Quando chegou ao Japão, recebeu o nome de do-in, que significa caminho de casa. Um retorno para dentro de si mesmo.
“Quando nos tocamos, nos conhecemos mais. Percebemos onde estão as tensões do corpo. Percebemos quando precisamos parar para relaxar um pouco. O autoconhecimento nos ajuda muito”, diz o homeopata e acupunturista Marco Giostri.
Foi esse conhecimento milenar que ajudou a aposentada Ilma de Borba a enfrentar o drama provocado pela chuva em Santa Catarina. “Tinha muita angústia. Minha vontade era só chorar”, lembra. A água invadiu a casa dela. “Para depressão, eu comecei a fazer as massagens que eu já sabia. Para angústia e insônia, é na linha do pulso”, diz.

img_MO


Sobrinho Sobrinho

3 Responses para " Conheça melhor a sua palma da Mão "

  1. jmoura disse:

    Muito ótima as dicas adorei

  2. Muito boa a matéria.

  3. Olá Adenilton Santana poderia me enviar seu material de sobre acupuntura para mãos, graza.2@hotmail.com desde já agradeço.

Deixe um comentário