Home » Esportes » Enem 2017: Surdez é lembrada no Brasil

Enem 2017: Surdez é lembrada no Brasil

O tema da redação do Enem 2017 é “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. A informação surpreendeu os estudantes que estavam neste domingo a tarde cadastrados para o exame do ENEM em todo Brasil, o Ministério da Educação (MEC). Abordou um tema social que era esquecido. No passado, já foram assunto da redação do Enem a intolerância religiosa,  a violência contra a mulher, a publicidade infantil, a lei seca e o movimento imigratório.

Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Piauí (Apada) Associação de Surdos de Teresina (ASTE) comemoram a escolha do tema surdez como tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A Apada Piauí mantém, entre suas ações, a “Casa do Silêncio”, uma escola que trabalha com surdos até a quinta série, mas com foco maior na alfabetização.

Neste ano, a redação está sendo aplicada pela primeira vez no primeiro dia do exame, junto com as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias; e Ciências humanas e suas tecnologias, que somam 90 questões de múltipla escolha. Para mais de 6,7 milhões de pessoas, essa é a chance de garantir uma vaga em diversas instituições de ensino superior e de acessar programas de financiamento, como o Fies, e de bolsas, como o Programa Universidade para Todos (ProUni). A divulgação do gabarito ocorrerá no dia 16 de dezembro e, em janeiro de 2018, divulgam-se os resultados individuais.A próxima etapa do Enem será no domingo seguinte.


Sobrinho Sobrinho

Deixe um comentário